CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

"CONTANDO AS HISTÓRIAS DA BÍBLIA VOCÊ GANHA A VIDA DE UMA CRIANÇA PARA JESUS"

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Ovelhinha Obediente

A OVELHINHA OBEDIENTE
Efésios 6.1-3 Deuteronômio 27.15
NARRADOR:
Em um campo verdejante moravam 3 ovelhinhas Fofo, Fofinho e Fofão com seu papai Ovelhão e sua mamãe Dona Ovelha Fofucha.
Todos os dias eles reunião seus filhos para fazerem o momento de devocional, e ensinar-lhes amar a Deus e obedecerem aos ensinamentos da Palavra de Deus. Mostrava na Palavra que os filhos devem ser obedientes aos seus pais, para serem sempre abençoados como está escrito em Efésios 6. 1-3 e Deuteronômio 27.16
PAPAI: minhas ovelhinhas amadas, a Palavra ensina aos filhos que eles devem honrar seus pais, ou seja, obedecê-los sempre, para que sejam abençoados e prósperos.
MAMÃE: a Palavra de Deus também diz para vocês que os filhos não podem desprezar seus pais, devem ouvir e seguir todos os conselhos de seus pais, pois os pais sabem o que melhor para seus filhos.
PAPAI: quando a aulinha terminar, venham direto para casa não fiquem no campo brincando, e cuidado com as amizades e a raposa!
NARRADOR:
Fofo gostava muito de brincar e sempre que saia da escola ia direto para o campo com seus colegas, nem se lembrava de pedir permissão aos seus pais. Era só encontrar as ovelhinhas da sua turma que logo saia fazendo bagunça e nem se lembrava do que seus pais lhe ensinavam antes de sair de casa. Ao final deixava seus pais sempre envergonhados com suas más atitudes.
FOFO: vou brincar e aproveitar enquanto sou criança, papai e mamãe nem vão desconfiar.
NARRADOR:
Fofinho às vezes acompanhava seu irmão desobediente. Mas, geralmente se lembrava das recomendações de seus pais. Então ele pensava;
FOFINHO:
“Papai e mamãe me ensinaram que devo sempre obedecê-los. Se eu for brincar depois da escola sem avisá-los posso ficar de castigo ou levar umas boas palmadas nesse meu bumbum gordinho”.
NARRADOR:
E assim às vezes ia para casa outras não.
NARRADOR:
Fofão era a única ovelhinha obediente. Estudioso e exemplo de sua classe. Obedecia a seus pais em tudo. Sempre se lembrava dos ensinamentos deles e da Palavra de Deus. Amava obedecer a Deus e servi-lo.

Mas o tempo passou e as ovelhinhas cresceram. Chegou então à época de cada qual constituir suas próprias famílias e para isso precisaram construir suas casinhas.  (ir mostrando as casinhas de cd um)
-Fofo não conseguiu uma boa profissão, pois passava a maior do tempo passeando com a sua turma e gastando todo dinheiro que ganhava com seu trabalho. O jeito para ele foi construir uma casinha pequenina de palha que conseguiu de doação. Assim que terminou foi novamente se divertir com a sua turma.
-Fofinho resolveu fazer uma casinha melhor. Como conseguiu trabalhar um pouco mais ao invés de só se divertir, juntou dinheiro e comprou madeira para construí-la. Logo que terminou se juntou ao Fofo para se divertir e fazer chacota com o Fofão que trabalha esforçadamente.
-Fofão foi à ovelhinha que mais de dedicara, conseguiu um excelente trabalho, por isso juntou mais dinheiro. Por causa da sua obediência e fidelidade aos seus pais, Deus o abençoara de tal maneira, que ele era muito inteligente e tudo que fazia prosperava. Construiu sua casa de tijolos e ficou segura e muito bonita. Todos viam que Deus estava sempre abençoando a vida de Fofão.

Então chegou a época em que os dias começaram a ficar difíceis. E a raposa consumidora de ovelhas desobedientes começou a rondar o campo onde os irmãos moravam e avistou as suas casas.
A raposa pensou:
RAPOSA:
 “Agora posso amaldiçoar bastante, pois sei que aqui existem filhos que não honraram seus pais!”
NARRADOR:
Então parou em frente à casa de Fofo e começou a uivar. Não precisou muitos uivos, e a casa se desmoronou todinha e a ovelhinha correu amedrontada para a casa de seu irmão Fofinho.
E a raposa não desistiu continuou atrás dele.
Quando chegou à casa de Fofinho a raposa disse:
RAPOSA: Ahhhhhhh! Agora ficou melhor ainda, duas ovelhinhas desobedientes aos seus pais, vai ser muito fácil destruir a vida delas. Uivarei, uivarei e a vida deles destruirei!
NARRADOR:
Ela uivou, uivou e cabrum a casa se arruinou! Os dois irmãos correram cheios de medo para casa de seu irmão Fofão. A raposa continuou atrás deles. Chegando à casa de Fofão a raposa estava toda empolgada:
RAPOSA:
É agora mesmo que vou destruir essas ovelhinhas!
NARRADOR:
Com toda maldição uivou, uivou, uivou e ficou sem fôlego. Encheu o peito novamente para uivar, e não conseguiu e quase desmaiada ficou sem nenhum poder para amaldiçoar e fraca desistiu e foi embora.

As três ovelhinhas se abraçaram e ajoelharam para orar. Fofão então lembrou para seus irmãos os ensinamentos de seus pais e a Palavra de Deus.

FOFÃO:
Vocês se lembram do que papai e mamãe nos ensinavam na Palavra de Deus? Que Deus abençoa os filhos obedientes e os desobedientes não são abençoados e correm o risco de morrerem ainda muito cedo? Pois é assim que está na Palavra de Deus. Lembram que eles sempre nos diziam que os filhos que desprezam seus pais são amaldiçoados?
NARRADOR:
Fofo e Fofinho choraram muito e se arrependeram de seus maus comportamentos e pediram perdão a Deus e reconheceram que não foram destruídos pela raposa por causa das constantes orações de seus pais por eles e por causa da misericórdia de Deus que sempre deseja que todos se arrependam.
FOFO E FOFINHO:
Senhor Jesus nos perdoa porque fomos maus filhos até hoje, mas prometemos que a partir de agora vamos obedecer nossos pais e honrar a Tua Palavra. Amém!
NARRADOR:
Por causa de Fofão que sempre fora uma ovelhinha obediente aos seus pais e honrava a Palavra de Deus a raposa foi repreendida e a maldição não pode entrar na casa dele.

MORAL DA HISTÓRIA
Todo filho deve aprender com a história da OVELHINHA OBEDIENTE, que os filhos obedientes são abençoados e protegidos por Deus.
Toda vez que você pensar em desonrar ou desobedecer aos seus pais, lembre-se o quanto que é perigoso, pois, a benção e os livramentos diários de Deus estão sobre os filhos que obedecem aos seus pais.
Sempre que papai e mamãe lhes ensinar algo, ou lhes der uma ordem, obedeça, mesmo que você não queira. Seja sempre um bom filho, pois assim você será sempre próspero e abençoado e viverá por muitos anos.

História criada e adaptada a partir da história “O porquinho Dizimista”.
Por Jaciane de O. G. Correia
Coordenadora Setorial do DIADEFS na Área Central I
Profª da EBD classe de 2 a 5 anos
Vice-coordenadora de crianças da Sede Central
Igreja Assembléia de Deus de Feira de Santana- Sede Central



Nenhum comentário:

Postar um comentário